top of page
  • Foto do escritorTiago Luis Pezzini

PSICOTERAPIA ONLINE, É EFICAZ?


Assim como a psicoterapia presencial, a psicoterapia online tem evidência científica fora do país e também no Brasil. Ela foi validada pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia) no ano de 2012. Sendo assim, estudos comprovam que o psicólogo pode realizar atendimento online com a mesma eficácia do atendimento presencial.


A psicoterapia online não é algo que surgiu com a pandemia. Os primeiros psicólogos a atuarem de forma online foi na década de 80 nos EUA.


É importante dizer que a eficácia também depende do profissional que realiza, sendo que este profissional tem que ter uma autorização do CFP por meio da plataforma e-PSI (o ePsi serve como um portal que lista os profissionais que estão autorizadas pelo Sistema Conselhos de Psicologia a prestarem serviços psicológicos online. Se o profissional não estiver listado, não está autorizado a prestar esse serviço).


Não é qualquer videochamada que se torna um processo terapêutico, é necessário preparo, qualificação, conhecimento da tecnologia em que esta usando, garantindo ao paciente o sigilo absoluto.


Com todos esses cuidados, a psicoterapia online será eficiente.


Cuide da sua saúde mental, faça psicoterapia.

Comments


bottom of page