top of page
  • Foto do escritorTiago Luis Pezzini

O AUTOCUIDADO É NECESSÁRIO


🫵Você tem cuidado tão bem de si mesma quanto cuida das demais pessoas a sua volta? Tem dedicado algumas horas do seu dia apenas para você? Ou tem sido gentil com suas batalhas? E a empatia que você tanto exerce com os outros?!


❓Quanto tempo faz que você não lê um livro, toma um banho demorado, curte o silêncio acompanhada de si própria e de uma xícara de chá ou de uma taça de vinho? Quanto tempo faz que você não joga papo fora com amigos e fala sobre qualquer coisa que não seja seu trabalho? Com a correria do dia a dia, muitas vezes esquecemos de nós mesmos: do que gostamos, o que amamos fazer, quem somos...


🚨 Precisamos aprender a cuidar primeiramente de nós mesmos, e que olhar primeiramente para si, nada tem a ver com ser egoísta ou egocêntrico. Pelo contrário, aprender a respeitar nossas escolhas é sinônimo de saúde mental.


⭐ Se imagine na seguinte situação:


🛬 Ao embarcar em um avião, recebemos diversas regras de segurança.

Entre afivelar os cintos e voltar os bancos na posição vertical, uma delas, chama bastante atenção: “quando as máscaras de oxigênio caírem, coloque em si mesmo primeiro e, depois, ajude as demais pessoas, preferencialmente, crianças e idosos.”

Apesar de ser uma regra de segurança clara, objetiva e simples, muitas pessoas não a cumprem e, por desespero, tendem a ajudar primeiro seus filhos ou pais, correndo severo risco de vida.


💡Essa analogia, quando trazida para o nosso cotidiano, nos faz perceber que, muitas vezes, a gente está “colocando a máscara de oxigênio” primeiro em todo mundo, mas nunca na gente. O que será de você mesma, de todos, de tudo que você gere e por tudo que é responsável, quando o seu oxigênio acabar?


💭 Pense nisso!


❤️ Por isso, se permita se encontrar e estar com quem torna o marcador dos segundos invisíveis, viaje sozinha, aprenda a também dizer não, leia um bom livro, seja apenas e somente você, não viva de aparências, de um toque especial no seu “visu”, faça psicoterapia, se permita... Afinal, quem é que vai cuidar de todas as coisas, se você estiver doente, “roxinha” e sem ar?


🤙 LEMBRE-SE: A maior riqueza da vida é a possibilidade de ser quem somos!

留言


bottom of page